quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Transit Point

Um Transit Point, mais conhecido nas operações por TP, nada mais é que um local que serve de passagem para as cargas. Esse local é parecido com um CD, mas com a diferença que sua estrutura é simples, apenas para fazer a movimentação da carga de um veiculo para outro. 

Um Estudo de Caso

A Vonpar Refrescos S/A, fabricante Coca-Cola para os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, faz uso dos chamados TP's em sua operação. A cidade de Tubarão fica localizada a cerca de 160 kms da fábrica de refrigerantes. Existem muitos clientes na região, não só da cidade, mas de outras cidades vizinhas, e envolvem muitos estabelecimentos que vão desde pequenos bares até supermercados. Por uma via normal seriam diversos veículos trafegando entre a fábrica e os pontos de venda. Dentre os inúmeros problemas podemos citar o impacto ambiental por toda essa quantidade de veículos circulando, bem como o gargalo que seria criado na fábrica, por não ter estrutura adequada para fazer o carregamento de toda essa demanda. Podemos destacar também os custos com pessoal, combustíveis, manutenção, e até com pedágios, já que existe uma praça de pedágio entre as cidades, localizada na cidade de Palhoça.
Poderíamos elevar a discussão para mais outros conceitos, mas para que fique claro, a fábrica em si, não fabrica tudo que é comercializado, por exemplo: as latas de refrigerante não são fabricadas em Santa Catarina, elas são fabricadas em Porto Alegre, e através de uma transferência entre fábricas, ela é transportada para a fábrica de Antonio Carlos, para que a mesma possa atender a região de Santa Catarina. Os outros produtos também, como os sucos Del Valle, as cervejas Heineken, o isotônico Powerade. Esses produtos são fabricados em outros locais do Brasil e são distribuídos para as fábricas da Coca Cola que, fazem o papel de distribuição direta para os clientes.
Na fábrica são preparados todos os pedidos dos clientes da região de Tubarão, montados, acondicionados em seus pallets, e inclusive impresso nota fiscal para cada cliente. Posteriormente, todas essas cargas sao acondicionadas em carretas, com capacidade de transporte de 28 pallets. Depois esta carreta vai até o Transit Point de Tubarão. No Transit Point, muitas vezes a mercadoria não é nem descarregada no chão. pois a mesma empilhadeira que faz esse descarregamento, já faz o carregamento em veículos menores que já estão aguardando para fazer as entregas nos clientes.
Esse é o sumo do Transit Point, descarregar veículos e carregar veículos, pois não existem outras atividades, pois inclusive, as cargas já vem separadas por clientes, e cada um com suas respectivas notas fiscais.

É isso ai, bom estudos.

Um comentário: