terça-feira, 8 de novembro de 2016

Produzindo Colabores Produtivos - Papo de Logísticos

Hoje trazemos um artigo de autoria de nosso parceiro, Deivide Falcão, do blog Papo de Logísticos, que trata das formas de um gestor motivar seus liderados. Boa Leitura.
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Produzindo Colaboradores Produtivos

O maior desafio empresarial de um gestor nos dias atuais é  conseguir otimizar os processos e gerar resultados satisfatórios na empresa, mesmo com o avanço da tecnologia, investimentos em grandes estruturas, ainda nós deparamos com grandes dificuldades na execução das atividades dos colaboradores envolvidos no processo. O processo de disponibilização de um produto ou serviço de uma empresa precisa ser planejado e automatizado de acordo com as metas propostas pelo gestor e cabe a ele produzir colaboradores produtivos e oferecer um melhor nível de serviço aos clientes de sua empresa. 

PONTOS IMPORTANTES

1-Delegar a atividade: O gestor do setor precisa conversar com o colaborador e explicar qual a sua atividade e a importância dela para o sucesso da operação.

2-Treinamento do colaborador: Um erro bastante comum e quando se contrata um colaborador e coloca para trabalhar sem ter passado por um treinamento especifico da área que ele vai assumir, tem 90% de chance de não dar certo.

3-Planejamento do trabalho: Todo gestor deve elaborar um planejamento para o setor e esse planejamento deve estabelecer as metas e objetivos de cada atividade, assim cada colaborador saberá os resultados que são esperados.

4-Demanda: O gestor precisa ter cuidado com a demanda do setor, antes de aceitar novas encomendas de produtos e serviços é necessário ver a capacidade de atendimento do setor em máquinas, funcionários para não ter problemas com acumulo de serviços e as terríveis horas extras.

5-Sistema apropriado: Para um melhor desempenho é necessário ter o sistema adequado para o tipo de operação existente no setor.

6-Programa de cargos e salários: Todo gestor deveria dar oportunidades de crescimento para os seus colaboradores, estabelecendo provas e testes para mudanças de cargos, antes de abrir oportunidades para outros profissionais.

7-Reciclagem: Vale muito a pena quando o gestor proporciona aos colaboradores cursos, palestras, treinamentos promovendo a sua reciclagem e melhoramento de suas atividades.

8-Pausas: É super interessante que os colaboradores tenham algumas pausas durante o seu horário de trabalho, pausas rápidas para que ele possa tomar um café, água, fazer uma ligação, movimentar-se, traz um grande beneficio ao seu desempenho.

9-Projetos de melhoria: Abrir oportunidades para que os colaboradores apresentem seus projetos de melhoria e inovação para o setor é uma grande sacada que o gestor poder ter, lembrando que se o colaborador se senti útil e tem abertura para mostrar melhorias a sua visão produtiva aflora.

10-Feedback: Para que haja um nível de serviço satisfatório é necessário a troca de informações entre colaboradores e gestor, esse feedback ajuda na melhoria continua e resolução dos problemas que surgem ao longo das atividades.

O QUE NÃO DEVE ACONTECER

1-Sobrecarregar os colaboradores: Cada profissional quando é contratado ele tem uma função especifica mais é claro que ele participa na ajuda de outras atividades, o que não pode acontecer é que o colaborador seja pressionado a fazer o trabalho de várias pessoas e fique sobrecarregado e não consiga dar o seu melhor.

2-Metas irracionais: O gestor precisa avaliar as metas que são impostas para os seus colaboradores tendo uma visão de pessoal, máquina, material envolvido e mercado consumidor. O colaborador necessita ter suporte para atingir as metas e objetivos propostos.

3-Profissionais despreparados: Todo colaborador deveria passar por um treinamento antes de iniciar as suas atividades, cada empresa tem um modelo de trabalho e se faz necessário entende-lo. O que acontece na maioria das empresas é a contratação sem noção e isso acarretá muitos transtornos para empresa e o colaborador.

4-Falta de informações: É de suma importância a troca de informações no setor poque cada atividade reflete a anterior então o feedback é necessário para que aconteçam bons resultados.

5-Acúmulo de serviço: Todas as atividades que correspondem ao setor devem ser planejadas e otimizadas a cada dia, quando há acúmulo de serviços, horas extras, pedidos que não foram entregues, isso demonstra uma péssima gestão do setor. Precisamos ter objetivos e metas racionais a serem alcançadas.

Para que possamos produzir colaboradores produtivos, precisamos primeiro ter gestores que tenham uma visão do setor, atividades, mercado, diferencial e acima de tudo seja  humano, que lute pelos dois lados envolvidos no processo que são a empresa e os colaboradores, sabendo que se eu tenho um local de trabalho favorável o meu desempenho como profissional será satisfatório e atingirei os resultados propostos.

Deivíde Falcão
Especialista em Logística Empresarial
Consultor, Palestrante, Desenvolvedor de Cursos de Logística 
Empresa Dados Log Consultória Logística

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