domingo, 20 de novembro de 2016

Curva ABC - Parte 1



A Curva ABC, também conhecida com 80-20, pode ser um importante aliado para o gerenciamento e controle de estoque, pode delimitar o campo de estudo dos itens que se encontram alojados em armazéns, depósitos e almoxarifados. É importante ressaltar que você precisa conhecer sua operação em detalhes para que consiga montar ela, e saiba definir o que fará parte da mesma.
O chamado "ABC" é o conjunto total dos itens, e cada um tem uma função dentro da curva de estudo. Nesta primeira parte tentaremos entender o que seria esse  "ABC" que muitas pessoas falam, e que nos parece ser um bicho de sete cabeças.
Vamos tomar como exemplo o Almoxarifado de um grande fabricante de bebidas. O Almoxarifado, nesse caso, e em muitos outros, é o que controla todos os itens estocáveis presentes dentro da empresa. É onde entra toda a matéria prima, todos os auxiliares de produção, e todos os demais itens que de alguma maneira ajudarão no processo de fabricação.
Mas o que seria então o "ABC"? Você pode definir que seriam os itens do estoque. Seriam grandes categorias de produtos, ou seja, para analise, cada item se encaixaria em cada um grupo como segue:
GRUPO A: São os itens em menor quantidade, mas que possuem alto valor agregado. No caso do nosso exemplo, seriam as garrafas, as tampas, o gás, o açúcar, e outros itens principais. Então nessa categoria entra a chamada matéria prima;
GRUPO B: Nesse grupo podemos classificar os auxiliares de produção, que são em maior numero que do grupo A, mas tem um menor valor agregado. Podemos colocar como o Hidrogenio, o GLP, o Oleo Diesel, os itens de tratamento de agua, e varios outros.
GRUPO C: Já neste outro grupo entram todos os demais itens, que são as peças usadas para as máquinas funcionarem, os EPIs dos colaboradores, os materiais de expediente, os chamados itens MRO. Esse grupo tem muitos itens, mas seu valor é muito menor que os outros dois grupos.
É importante que você compreenda que para que você consiga montar uma curva você precisa estudar a fundo o ambiente em que você se encontra. Se você está apenas estudando e não tem contato com um Almoxarifado ou o local onde esses itens estejam, você pode usar como exemplo o local onde ficam armazenados os produtos de consumo da sua casa para exemplificar seus conhecimentos.

Bons estudos! Em breve voltarmos com a parte dois!

Nenhum comentário:

Postar um comentário