quinta-feira, 24 de novembro de 2016

O Que é ERP?

A sigla ERP causa tremores naqueles que começam seus estudos em Logística. O fundamental é entender ele como sendo um sistema que controla e ordena os fluxos de informações dentro de uma organização.
ERP é uma sigla em inglês que significa Enterprise Resource System, ou, Sistema de Planejamento de Recursos Empresarias.
Você só conseguirá entender o ERP, se tiver uma visão macro da organização. Você precisa entender o fluxo existente de materiais e de informações que são controlados por diversos setores, onde, cada um destes setores tem uma função especial dentro do ERP.
Então podemos definir basicamente que ERP é o sistema que gerencia as funções que os departamentos executam, cada uma tendo um papel importante, com o objetivo final que é transformar a matéria prima ou bem adquirido em possibilidades de venda, ou revenda, e, a assim sendo, auferir todas as etapas do processo.
Um dos sistemas mais conhecidos é o SAP. Mas atenção: não saia correndo querendo fazer um curso de ERP, pois ele é de tecnologia aplicada a organização que decide implementar ele, ou seja, as empresas podem ter o mesmo ERP, mas as formas de utilização podem ser diferentes, uma vez que ele se adapta a necessidade dos clientes. Nesses casos, geralmente as organizações oferecem treinamento para a sua aplicação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário