Com o país em crise, cada vez mais a palavra inovar se destaca no mundo empresarial. Mas como inovar se não existe capital disponível devido a crise para investimentos?
Na área logística cabem às empresas, sejam elas indústrias, comercio ou serviços; buscar esses recursos que faltam para aplicar em inovações na redução dos custos, desde a matéria-prima até o produto acabado, fazendo isso sem deixar de lado a qualidade. A redução passa pelo investimento em embalagens, armazenagem e gestão de estoques cada vez melhores por preços mais acessíveis, significando muitas vezes reinventar ou fazer a reengenharia dos processos.
Fazer seleção prévia do produto com o qual será trabalhado e adequar da melhor maneira possível para que se evitem custos desnecessários. E para melhorar isso começamos com os indicadores de desempenho que são ferramentas básicas para qualquer gerenciamento seja ele logística ou não.
Na logística temos inúmeras composições de indicadores de desempenho chave (KPIs) Key Perfomance Indicator, eles funcionam como veículos de comunicação permitindo que os executivos do planejamento estratégico passem a missão da empresa aos mais baixos níveis hierárquicos. Dentre eles estão:
· Indicadores de custos, conformidade do processo e de serviços.
Como podemos utilizar cada indicador dentro de um processo?
Custos com transportes, movimentações, armazenagem de materiais, estoque, custo com produtos obsoletos, insumos, produtos acabados e etc.
Conformidade do processo: trata de monitorar os aspectos e incertezas mais impactantes para o resultado do processo. Ex: cumprimento dos prazos de entregas, conferência de materiais recebidos entre outros.
Serviço permite acompanhar o resultado final ex: inventário e o percentual de pedidos completos.
Outros optam por classificar os indicadores em três classes:
Os INPUTS que estão relacionados a execução de determinado processo.
Processo está ligado a eficiência do processo.
OUTPUTS ou de RESULTADOS que tratam da eficácia do processo ou seja se foi feito as coisas corretas.
Como podemos ver mesmo em tempos difíceis, temos como melhorar nossa infraestrutura sabendo utilizar cada ferramenta necessária com cautela para melhorias no nosso país.
Por Liliane Lira
Nenhum comentário:
Postar um comentário