sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Logistica Lean, o que é?

Baseia- se no sistema de produção enxuta da Toyota, e tem como objetivo identificar o que agrega valor aos clientes, o que os mesmos estão dispostos a pagar por serviços e produtos ofertados, eliminando os desperdícios seja em espaço, material e pessoal. Esse modelo inspirado na Toyota tornou-se padrão de excelência competitiva e excelência operacional gerando grandes resultados tanto no setor estratégico como de negócios
Um exemplo disso é o nível de estoque pois o mesmo representa capital parado o que poderia ser investido em outras atividades que gerassem lucro veja o modelo da DELL:
  • Produção Just in time
  • Produtos customizados
  • Sem lojas físicas

Dessa forma reduz significativamente gastos com estoque e segurança, o produto será produzido a partir da escolha do cliente agregando valor ao produto e com grande redução de custos fixos por não trabalhar com loja física.
Lean é fazer mais com menos, menos custos, menos desperdícios e mais eficiência obtendo maior qualidade na produção dos serviços ofertados aumentando a produtividade e eliminando desperdícios ao longo da cadeia.
Para que o sistema Lean funcione perfeitamente é necessário grande comprometimento de fornecedores pois os mesmo deverão entregar nos prazos acordados, caso contrário a redução de custos com estoque se tornará prejuízo com cliente não atendido. A mesma sintonia deve ser mantida com as transportadoras uma vez que o número de entregas irá crescer.
Os elementos básicos sistema puxado para os estoques (como o Kanban), nivelamento das etapas de trabalho (Heijunka) e entregas em pequenos lotes (através do MilkRun), estão ligados diretamente ao sistema Lean. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário