quinta-feira, 20 de abril de 2017

Já Pensou em Empreender em Comex?

Está aí um termo que virou moda nos dias atuais. 

Mas o que significa empreender para você?

Quer dizer que agora é uma boa hora para abrir uma empresa na área de Comércio Exterior?

Ser empreendedor não significa necessariamente ser empresário.

Na minha opinião, ser empreendedor é estar atento a arranjar a solução de problemas de forma criativa e inovadora. É enxergar as oportunidades onde ninguém mais vê, ou onde todos veem problemas.

Vocês já devem ter ouvido a seguinte frase: “Onde uns choram, existem aqueles que vendem lenços”. Ou algo do gênero, e desculpem-me pelo clichê.

Isso explica porque este momento seria a melhor hora para se empreender em um novo negócio?

Eu diria que sim.

Levando em consideração que o empreendedor é um resolvedor de problemas nato, observa as oportunidades que ninguém mais vê e o mais importante, ganha dinheiro com isso; porque não dizer que o melhor momento para se empreender é justo quando se atravessa uma crise?

Onde haveria uma maior quantidade de problemas a serem resolvidos, se não nos momentos de crise?

É justamente nos momentos de crise que geralmente muitas empresas param de investir, param de crescer e algumas até se retiram do mercado. Isto pode ser visto também como, enfraquecimento ou redução da concorrência, diminuindo muito a barreira de acesso a um certo tipo de mercado.

Em tempo de crise é onde você vai ter que praticar a melhor gestão de recursos, sejam eles, humanos, tempo e principalmente financeiros. Se você supera uma crise e sua empresa apresenta crescimento dos resultados, imagina que em tempos que não há crise, você deverá estar nadando de braçadas no mercado.

Muito bem! E como trazemos isso para nossa área???

Vivemos dizendo que temos muitos problemas em Comércio Exterior... Opa... Espera aí?

Você disse problemas? Ou você quer dizer oportunidades para se encontrar soluções?

Entenderam o “mind set”?

Ao invés de reclamar da flutuação da taxa de câmbio porque não reavalia sua cadeia produtiva, e verifica onde você pode reduzir seus custos?

Ao invés de reclamar do serviço do agente de carga, porque não pensa em uma solução criativa que você possa abrir seu próprio agente de carga e suprir a deficiência de atendimento que existe no mercado? Ou encontrar a solução e vende-la para os agentes de carga?

O Brasil, apesar de ser a sétima maior economia mundial, tem apenas algo por volta de 1% de participação no comércio internacional. Sendo a potência que é, como você justifica uma participação tão baixa nas transações comercias com o resto do mundo?

Diria que são muitos os problemas nesse aspecto, mas o principal deles é que muitos pequenos empresários, ou não estão devidamente preparados, ou tem medo e insegurança de entrar no mercado externo, ou ambos. Enquanto em muitos outros países as pequenas empresas tem grande participação na balança comercial, aqui no Brasil o número dessas empresas contribuindo com as exportações ainda é pouco.

Veja o potencial de crescimento de nossas exportação e também a quantidade de potenciais empresas exportadoras neste cenário???

Da próxima vez que for reclamar dos problemas, acho melhor você tentar mudar seu foco.

Obrigado pessoal!

Fiquem de olho nas oportunidades e vamos crescer juntos.

Meu nome é Eduardo Correia, sou trader e consultor comercial na área de Comércio Exterior.

Um grande abraço e até a próxima!

Eduardo Correia é colaborador da nossa página! Contate ele no facebook: https://www.facebook.com/eduardo.correia.509

Nenhum comentário:

Postar um comentário